Diário dos Açores

“Zonas azuis”

Previous Article “Mentes Criminosas” e a Psicologia da Justiça
Next Article O Sino do Papa

Conselhos de médico

1 - Do 24º Congresso da Ordem dos Médicos saiu uma publicação i“Zonas azuis”. As chamadas “zonas azuis” são os cinco locais do mundo onde a longevidade é maior. É onde existe uma percentagem maior de pessoas que ultrapassam os 100 anos. 
1 – Icária (Grécia), Okinawa (Japão), Ogliasta (Sardenha Itália), Loma Linda (Califórnia EUA) e Nicoya (Costa Rica).
2 – O Japão é o país do mundo com a mais alta esperança média de vida, sendo a média de 89 anos (88 para os homens e 90 para as mulheres).
3 – Mas afinal o que têm em comum estes cinco locais do mundo, que são tão diferentes e tão distantes uns dos outros? O explorador Dan Buettner, com o apoio da National Geographic Society chegou à conclusão que nestes locais, onde existe uma alta percentagem de pessoas que ultrapassam os 100 anos, as pessoas tinham muito poucas doenças da nossa sociedade “desenvolvida”, tais como diabetes, obesidade, doenças cardíacas e cancro, que como se sabe são das principais causas de morte.  
Ao que parece o segredo é uma combinação de fatores “simples”:
A – Viver em zonas rurais ou em locais onde se pode andar a pé; B – Ter uma alimentação variada (a dieta “tipo mediterrânea” é referida) com muito poucas proteínas e muitos cereais e legumes; C – Atividade física regular (de baixa intensidade); D – “Sentido de missão” e ter objetivos e projetos na vida; E – Ter um bom grupo de amigos para socializar com regularidade…!!!
Estes fatores podem ser uma opção de cada um, como ter amigos ou objetivos na vida, mas os outros devem ser mais que uma opção e ser “inevitáveis” …!!! Se não houver maneira nenhuma de estacionar perto de onde queremos, temos mesmo de ir a pé. Se não tivermos “fast food” por perto de certeza que comemos mais saudável. Se nas escolas não houver bolos e sumos, e se não for permitido sair, os alunos terão de comer …” o que houver”…!!! Se esse “que houver” for sopa, legumes e fruta é isso que eles vão comer porque é … inevitável.
4 – Dois fatores são muito curiosos… ter projetos na vida e ter amigos. Os nossos pais a avós costumavam dizer que era bom ter uma dívida! Esse fator talvez fosse um incentivo para trabalhar e conseguir pagar, mantendo sempre um objetivo. O ter amigos e socializar é que é uma das conclusões mais inesperadas, mas que faz todo o sentido. Se a pessoa não tem amigos e não socializa pode ficar deprimida e como se sabe isso diminui o nosso sistema imunitário com todas as consequências nefastas que isso acarreta.
5 -Portanto, caros amigos e leitores, não esquecer de seguir os “meus conselhos”: Comer variado (com poucas proteínas, porque hoje em dia ingerimos demasiada carne e peixe, e mesmo os atletas não necessitam de suplementos proteicos), fazer atividade física regular, ter objetivos na vida e ter e conviver com muitos amigos, muitos amigos!

Notas: 1 –É curioso que uma zona dos EUA esteja nesta lista. A explicação passa por ser uma comunidade religiosa de Adventistas do 7º Dia que faz uma alimentação baseada na Bíblia, muito à base defrutas, vegetais, cereais e frutos secos. Aqui a esperança média de vida é superior em 10 anos à média dos EUA…!!!
2 - Em Portugal existe cerca de 3.000 pessoas com mais de 100 anos…!!! Nos Açores deverão ser entre 75 e 100 (?).
3 - Haja saúde. Haja saúde. Haja saúde.

António Raposo*

* Médico fisiatra 
e especialista em medicina desportiva

Share

Print

Theme picker