Diário dos Açores

Friezas e insensibilidades chocantes

Previous Article Moralistas da Bola Versus Portugueses de Segunda
Next Article A RAMPA das reservas pesqueiras da UE

Por nada haver de concreto no processo de reestruturação da SATA que obrigue à privatização da Azores Airlines (SATA Internacional), mais uma vez vieram a terreiro os seus trabalhadores, através do SITAVA, um dos seus sindicatos representativos, apelar ao governo Regional para que pare com o processo de privatização da empresa. Como diz o SITAVA, reconhecer o erro e inverter o percurso privatizador duma empresa estratégica para a Região e para os açorianos, não fragiliza o governo se esse for “o caminho do precipício”. Nada mais óbvio quando, dos dois concorrentes à privatização, um já foi excluído e o outro apresentou uma classificação sofrível, isto é, sem garantias de sustentabilidade futura da Azores Airlines... Depois deste alerta vermelho o que fez o governo PSD/CDS/PPM, apoiado pelo Chega e pelo IL? Orelhas moucas.Com notável frieza e insensibilidade, continua a considerar desnecessário dar uma explicação verosímil sobre as verdadeiras motivações da privatização, tanto das motivações iniciais como da sua persistência no grave contexto atual, apesar de significarem “mais um passo para o abismo” …
A banca (ex-) portuguesa, entretanto, regista lucros históricos (25 milhões por dia) à boleia da subida das taxas de juro decretadas pela parelha Lagarde/Von der Leyen. Lembraram-se por ventura que a subida das suas comissões aos clientes, motivada pelas anteriores baixas nos lucros, deixou de ter razão de ser? Não. Com a frieza e a insensibilidade próprias do grande capital financeiro deixado à solta, do que se lembraram foi de, impune e criminosamente, mandar o Banco de Portugal às malvas e subi-las ainda mais…
Tanto paleio contra a corrupção e o desbarate nos gastos públicos tem servido sobretudo de cavalo de tróia para a extrema-direita (com o PSD de Montenegro a reboque, por inveja) angariar votos em Portugal. Será que mais uma vez a realidade, por mais que a tentem ofuscar, irá desmentir este cioso moralismo direitista? Os comunistas, que sempre se opuseram à atribuição de subvenções vitalícias e subsídios de reintegração aos titulares de cargos políticos, empresas públicas e equiparados, quase sempre contra a fria e insensível vontade das direitas e do PS, mais uma vez apresentaram à Assembleia da República, na passada semana, uma proposta para limitar a acumulação de subvenções e eliminar regimes especiais de aposentação a esses titulares. Cá estaremos para vos dar conta de qualquer eventual mudança na tradicional frieza e insensibilidade das direitas e do PS, nesta matéria …
Tendo em conta o perturbante crescimento das guerras e do frio e insensível expurgo institucional da Paz no mundo, há que começar a regular as condições do belicismo no planeta à luz dos modernos conceitos do humor dos mercados, criando por inerência a respetiva bolsa de valores:
Para já, estão na ordem do dia as cotações referentes às últimas 3 semanas da guerra israelo-palestiniana (que dura há mais de 70 anos): 1 criança israelita morta vale agora por 50 crianças palestinianas mortas (40/2000, no total); 150 roquetes e foguetes artesanais dos terroristas e uma invasão armada do Hamas a algumas zonas de Israel, no dia 7 deste mês, que tiraram a vida a cerca de 1500 israelitas, valem já mais de 250 democráticos  e defensivos bombardeamentos aéreos e terrestres sobre todo o território de Gaza, matando mais de 6 000 animais palestinianos, com alguns jornalistas estrangeiros e instalações da ONU à mistura, arrasando centenas de edifícios residenciais, hospitais e escolas, e desalojando sem saída mais de um milhão desses mesmos animais; 220 reféns israelitas em Gaza valem atualmente cerca de 7 000 animais palestinianos encarcerados no democrático estado de Israel.
E por aqui me fico…


Mário Abrantes

 

Share

Print

Theme picker