Diário dos Açores

Pedro Nascimento Cabral orador na sessão de abertura do Congresso Housing First

Previous Article Migrantes - um problema cada vez mais complicado
Next Article Atenção ao «Manifesto para a Leitura»

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, vai ser orador na sessão de abertura do Congresso Housing First, que se realiza de 7 a 9 de Novembro, em Carcavelos, partilhando a experiência desenvolvida neste projecto social ao lado de Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa e Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho e Solidariedade Social.
“A participação neste congresso será uma oportunidade para partilhar a experiência e o trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal de Ponta Delgada na implementação deste projecto inovador nos Açores. O programa Housing First é reconhecido a nível mundial, com uma taxa de sucesso de 90 por cento, contribuindo para promover a inclusão social das pessoas em situação de sem-abrigo”, destacou o Presidente do município.
Pedro Nascimento Cabral salienta que a implementação deste projecto-piloto permitiu acolher “um senhor que vivia há 15 anos nas ruas da cidade e agora conta um apoio técnico permanente para gerir a casa, cultivar hortícolas, receber apoio de saúde e formação profissional para promover a sua integração social”.
A Câmara Municipal de Ponta Delgada iniciou o projecto-piloto PDL Housing First, em Junho, com a assinatura de protocolos de cooperação com a Novo Dia - Associação para a Inclusão Social, e com a Crescer na Maior, para implementar e desenvolver o projecto no concelho.
A vereadora da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Cristina Canto Tavares, vai participar na mesa redonda com o título: “Liderança local para a inclusão e bem-estar comunitário”. Este painel conta com a participação da vereadora da Câmara Municipal de Lisboa, Sofia Athayde, Vereadora da Câmara Municipal de Loures, Sónia Paixão e a vereadora da Câmara Municipal da Amadora, Susana Nogueira. O encerramento do Congresso Housing First será efectuado por Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República e Américo Nave, Director-executivo da Associação Crescer, que trabalha em cooperação com a Câmara Municipal de Ponta Delgada, no desenvolvimento do projecto-piloto PDL Housing First.
O programa internacional Housing First tem como objectivos reduzir o número de população em situação sem-abrigo crónica. No sentido de reduzir a quantidade de população em situação sem-abrigo, o primeiro passo é, nesta perspectiva, providenciar uma habitação e o acompanhamento técnico individualizado de uma equipa que permita aos residentes a promoção da sua autonomia, a sua progressiva integração na comunidade e o acesso a todos os seus bens e serviços (saúde, educação, ofertas culturais e de lazer, entre outros).

 

Share

Print

Theme picker