Diário dos Açores

Se está tudo bem, por favor paguem os protocolos da Cultura

Previous Article Previous Article Banca continua a dificultar negociação do crédito e até sugere venda da casa
Next Article 25 com o cutelo sobre o pescoço

Ouvindo os nossos deputados que compõem o Governo Regional dos Açores até parece que está tudo bem na Região. Minhas senhoras e meus senhores, se está tudo bem, por favor paguem os protocolos da Cultura.
Estamos quase a terminar o décimo primeiro mês do ano de 2023. O maior parceiro financeiro da MiratecArts é a Região. Este ano, também tem sido o maior causador de stress, e pela primeira vez desde a fundação da associação, o causador de dívidas a fornecedores de alojamento, gráficas e outros serviços, direitos de autor, e até artistas que vivem da sua arte. São pais e mães que contam com essas migalhas, mas as migalhas afetam todos nós. Só não devemos à SATA, e a outros, porque não dão fiado. E como temos pago esses serviços?
A MiratecArts é uma associação cultural sem fins lucrativos, gerida 100% por uma direção voluntária, a qual eu sou o Presidente. Durante 2023, alguns dos diretores da associação, além de se dedicarem voluntariamente à causa cultural artística, têm avançado verba do seu bolso para que os projetos não sejam cancelados. Alguns projetos são produzidos com municípios, por isso não foram afetados. Mas, a meia dúzia dos 42 projetos que a MiratecArts tem no seu calendário cultural regional, que são possíveis com o financiamento do programa RJAAC da Direção Regional dos Assuntos Culturais, necessitaram de uma injeção de verba pelos nossos voluntários, ou teriam sido cancelados.
São cartões de crédito pessoais que estão a aguentar os grandes projetos culturais artísticos. O juro quem o paga são os voluntários.
É uma vergonha que chegámos a este ponto. E, a única resposta, até hoje, vinda da Direção Regional dos Assuntos Culturais, é que “aguarda as devidas autorizações por parte da Direção Regional do Orçamento e Tesouro para o respetivo pagamento.”
Se está tudo bem, por favor, minhas senhoras e meus senhores do Governo Regional dos Açores, paguem os protocolos da Cultura. As portas nunca estiveram tão perto de se fecharem...
Terry Costa *

* MiratecArts

Share

Print

Theme picker