Diário dos Açores

Conselhos de médico

Previous Article A minha carreira é sustentável?
Next Article Ribeira Grande e Lagoa são os únicos municípios do país com idade mediana abaixo dos 40 anos Ribeira Grande e Lagoa são os únicos municípios do país com idade mediana abaixo dos 40 anos

Acidentes domésticos

1 –O que é um acidente doméstico?
O acidente doméstico é aquele que ocorre no local onde habitamos ou … perto. É a maior causa de morte dos 1 aos 18 anos…!!! O maior risco de acidentes domésticos é nas crianças até aos 14 anos e nas pessoas com mais de 65 anos.
2 - Os acidentes domésticos mais comuns são os seguintes: Quedas 68%…!!! Queimaduras. Cortes. Corpos estranhos em orifício natural (nariz, ouvidos) ou engolidos. Intoxicação com produtos de higiene, medicamentos ou gases. Traumatismos diversos. Choques elétricos. Atropelamentos. Afogamento. Asfixia. Lesões por esforço exagerado. Nos Açores existem cerca de 5 500 acidentes por ano.!
3 – Locais onde se dá o acidente. Em casa ocorrem quase 50% de todos os acidentes. A cozinha, as escadas e a casa de banho são onde a percentagem é maior. Ao ar livre 18%.Na escola 15%. No transporte 6%. No desporto 3%. Nas compras 1,7%.No trabalho 1%. Outros 7%.Conclusão: o melhor é estar a trabalhar…!!!
4 - Como prevenir os acidentes nos idosos:
No quarto: Boa iluminação (interruptores de fácil alcance). Nunca andar às escuras. Evitar tapetes soltos. Fazer marcas visíveis no primeiro e último degrau das escadas. Corrimões nas escadas. Não deixar fios elétricos desprotegidos. Não deixar fios soltos no chão. Camas com altura adequada. Fixar as mesas de cabeceira à parede.
Na casa de banho: Piso antiderrapante. Barras de apoio na zona do chuveiro e da sanita. Espaço útil suficiente para duas pessoas. Não usar a banheira sem ajuda.
Na sala: Sofás e poltronas confortáveis e que facilitem os atos de sentar e levantar (se possível elétricas). Não colocar tapetes por baixo da mesa da sala jantar. Deixe um espaço à volta da mesa para a movimentação das pessoas. Retire as mesinhas e adornos…!!! Não tenha os brinquedos dos netos à solta espalhados pelo chão…!!!
Na cozinha: Os armários não devem ficar em locais muito altos e devem ser de fácil acesso. Não utilizar cadeiras ou bancos para chegar a locais altos. Certificar-se que o fogão fica apagado. Panos e paninhos devem estar longe do fogão, por risco de fogo. Se a pessoa já é muito idosa não deverá transportar objetos quentes (panelas, tachos, frigideiras) porque o risco de queimaduras é grande.
5 - Prevenir Acidentes domésticos com crianças. As escadas dentro e fora de casa devem ter corrimão e ser antiderrapantes. Usar cancelas e proteções que impeçam a criança de aceder à escada. O sistema de abertura deverá ter sempre dois “passos”.Varandas e janelas devem ter grades ou redes de proteção. As tomadas de eletricidade devem estar protegidas. Facas, tesouras ou chaves de fendas devem estar bem guardadas. Os cabos das frigideiras devem ficar sempre virados para dentro. O ferro de engomar não deve ficar ligado com o fio desenrolado ou num local fácil de alcançar. Se tem piscina, lago ou tanque estes devem estar vedados às crianças. Lagos ou tanques não vedados devem ter redes metálicas à superfície.  Nunca deixar uma criança sozinha na cozinha ou na casa de banho e muito menos na piscina, mesmo com bóias ou braçadeiras. Não deixe sacos de plástico ao alcance das crianças (risco de asfixia). No carro utilizar as cadeiras de transporte homologadas e usar sempre, sempre o cinto de segurança. Não deixar as crianças mexer na lareira.
6 – Etc. Etc. Etc.  Cumpra as regras de segurança. Não arrisque. Não arrisque.
Notas:
1 – Mais vale prevenir do que remediar.
2 - Haja saúde. Haja saúde. Haja saúde. Boas festas e feliz Natal.

António Raposo*

* Médico fisiatra
e especialista em medicina desportiva

Share

Print

Theme picker