World Poetry Movement:  Os poetas que sonham o futuro

World Poetry Movement: Os poetas que sonham o futuro

Previous Article Previous Article Revista Esquire diz que os Açores são o novo destino ‘foodie’ da Europa
Next Article O Honoris Causa de  Onésimo Almeida O Honoris Causa de Onésimo Almeida

“Este movimento activista nasceu há onze anos no sentido de coordenar eventos, encontros e comunicações entre poetas: festivais internacionais de poesia, projectos educativos e editoras de poesia, envolvendo, hoje, mais de vinte mil poetas de 180 nações de todos os continentes.”

 

O World Poetry Movement (Movimento Poético Mundial) é uma das maiores associações de escritores do mundo. Portugal faz parte deste movimento desde 2018 e integra a Comissão Coordenadora Internacional desde Setembro de 2019.
Este movimento activista nasceu há onze anos no sentido de coordenar eventos, encontros e comunicações entre poetas: festivais internacionais de poesia, projectos educativos e editoras de poesia, envolvendo, hoje, mais de vinte mil poetas de 180 nações de todos os continentes.
A sua principal acção estabelece-se na coordenação e na eficácia de projectos internacionais e locais em todos os continentes, projectados para uma humanidade multicultural, actuando de forma sincronizada através de actividades cujo eixo é a projecção social da expressão poética.
Assim, pretende expandir a influência e presença dos Festivais Internacionais de Poesia que constituem o World Poetry Movement e ampliar a influência da poesia em todas as classes sociais, através de uma intervenção crescente na vida das urbes com uma obra dirigida sobretudo aos jovens, adolescentes e crianças.
Organiza, por isso, leituras de poesia, palestras, conferências, ciclos de cinema sobre poetas e os necessários câmbios sociais, destacando objectivos ambientais, a defesa dos direitos culturais e a luta pela paz e transformação social nos nossos países. E incentiva o intercâmbio de informações para elevar a qualidade estética dos festivais que compõem o World Poetry Movement.
A fundação deste movimento deu-se em Julho de 2011. Foram criadas, nesta data histórica, as condições necessárias, de acordo com as exigências do mundo em termos de crescimento e desenvolvimento, tanto cultural como espiritual, para contribuir na consolidação das bases que apoiam firmemente a construção de um novo humanismo, de uma consciência renovada e atenta às mudanças individuais projectadas no globo para a mudança social.
Desde 2011, o WPM desenvolveu centenas de acções poéticas globais entre as quais a que celebrou a conquista da Liberdade em Portugal, a 25 de Abril, com uma manifestação em muitos países de todos os continentes, durante o ano de 2020, sob o lema «Cravos Vermelhos para todos os povos do mundo».
O World Poetry Movement apoia e apoiará sempre reflexões, acções e medidas que possam contribuir para a paz mundial, para a defesa da vida na terra, para o desenvolvimento sustentável de um novo mundo, para a restauração da beleza, dignidade e verdade, no processo de um persistente reforço da presença da poesia na sociedade contemporânea. Poesia é conhecimento, reflexão e esclarecimento, libertação, contemplação e acção, explosão, imaginação e fraternidade, unidade espiritual de indivíduos e povos, passado, presente e futuro da humanidade.
Contribuir para mudar a história do mundo através de uma revolução poética é proposta emblemática que será sempre um guia para todas as acções do WPM, para que as utopias de hoje sejam a realidade amanhã.

*Membro efectivo da Comissão Coordenadora Internacional do WPM. 

Share

Print

Theme picker