Clélio Meneses reuniu-se  com nova Administração  do Hospital de Santo Espírito
Diário dos Açores

Clélio Meneses reuniu-se com nova Administração do Hospital de Santo Espírito

Previous Article Previous Article Carta ao meu neto por nascer
Next Article Coral de São José a encantar os açorianos há 54 anos Coral de São José a encantar os açorianos há 54 anos

O Secretário Regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, reuniu-se com o recém-nomeado Conselho de Administração do Hospital de Santo Espírito de Angra do Heroísmo e com o Conselho de Administração que agora cessa o mandato. A reunião marcou o fim do processo de transição que Clélio Meneses disse ter decorrido “com normalidade, de forma saudável e pacífica”.
O governante referiu que o novo Conselho de Administração do Hospital da Terceira “garante uma gestão capaz” assente em critérios como “confiança, lealdade e competência”. O novo Conselho de Administração do Hospital de Santo Espírito de Angra do Heroísmo entra em funções no dia 1 do próximo mês de Janeiro, é presidido por José Fernando Gomes, tendo Michéle Aguiar como vogal, César Toste como enfermeiro director e Ana Rita Pinheiro como directora clínica.
Instado a comentar o facto de o novo Conselho de Administração da unidade de saúde ter colocado como prioridade na acção a redução das listas de espera, Clélio Meneses referiu que “também a tutela assumiu isso como um desafio decisivo para o Serviço Regional de Saúde”. “É um trabalho que exige um esforço partilhado de todos, tutela, direções de serviço e profissionais de saúde”, referiu, lembrando que durante o ano corrente, as listas de espera foram reduzidas em mais de um milhar de utentes.

Novo administrador do hospital da ilha Terceira quer reduzir listas de espera

“A minha principal preocupação é o combate às listas de espera. Por causa desta situação pandémica, não podemos esquecer os doentes que todos os dias têm necessidades e precisam efetivamente de tratamento”, afirmou o novo Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira (HSEIT), José Fernando Gomes.
José Fernando Gomes, licenciado em organização e gestão de empresas, antigo deputado regional e antigo Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, eleito pelo PSD, é o novo Presidente do Conselho de Administração. O novo Presidente do Conselho de Administração defendeu a necessidade de reforço de médicos para reduzir as listas de espera, tanto nas consultas, como nas cirurgias e nos meios complementares de diagnóstico e terapêutica. “Efectivamente o hospital está um pouco carenciado em determinadas especialidades, mais a mais quando se prevê que alguns deles [médicos] a curto prazo deixarão de exercer a sua actividade, pelo facto de irem para a reforma”, salientou.
José Fernando Gomes disse que vai procurar “estabelecer protocolos com outras instituições e outras unidades de saúde”, para garantir “que as pessoas possam continuar a ter as suas consultas e possam continuar a ter as suas cirurgias programadas”. Por outro lado, manifestou “especial preocupação” com a necessidade de reforçar as idoneidades formativas do hospital.
“É com a criação de idoneidades que vamos conseguir também criar um corpo técnico efetivo e fixo no hospital e que possa garantir a longo prazo a resposta adequada ao tratamento dos doentes”, apontou.
Segundo o novo administrador, o HSEIT tem actualmente idoneidade formativa em apenas duas especialidades (medicina interna e cirurgia geral) e não consegue atrair médicos. “O Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira neste concurso nacional apenas abriu duas vagas de medicina interna para médicos especialistas e ficaram desertas. Nem isso se conseguiu. Enquanto que o Hospital do Divino Espírito Santo [Ponta Delgada] abriu 22 vagas em 16 especialidades diferentes”, alertou.

Share

Print
Ordem da notícia396

Theme picker