“Cabaret Circense” na Temporada Cultural 2021/2022
Diário dos Açores

“Cabaret Circense” na Temporada Cultural 2021/2022

Previous Article Previous Article Os carros da minha vida
Next Article Carta ao meu neto por nascer Carta ao meu neto por nascer

A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, através da Direcção Regional da Cultura (DRC), em colaboração com a RTP Açores, promove hoje, dia 2 de Janeiro de 2022, pelas 16h25, a emissão da 9.ª edição do espectáculo “Cabaret Circense”, na RTP Açores, integrado no âmbito da Temporada Cultural 2021/2022.
O espectáculo, gravado em Novembro de 2021, com presença de público, no Teatro Ribeiragrandense, pela Cão de Fila Produções, é realizado e produzido pela associação 9`Circos, e tem como objectivo mostrar uma diversidade de números, reunindo, num mesmo palco, diferentes vertentes artísticas associadas ao mundo do circo. O “Cabaret Circense” pretende também ser um laboratório onde os artistas realizam exercícios em formato de cenas curtas e individuais.
Com encenação de Pedro García, encenador, actor e professor recentemente falecido (17/08/1977 - 08/12/2021) – a quem é dedicado o presente espetáculo –, o “Cabaret Circense” apresenta um elenco composto pelos artistas portugueses Oli&Mary, Derepente&TáBem, Carmo Madeira, Maria Simões, Bruno Melo e Carmem Viegas, pelo argentino Marius Dince, pelo espanhol Edu Martinez e pelo italiano Suh Lavea. A 9’Circos, associação fundada há oito anos, com sede em Ponta Delgada, para a criação e divulgação das artes circenses na Região, tem desenvolvido a sua através da dinamização de espectáculos, animações, organização de eventos, ateliês, projectos de inserção social e formação lúdico-pedagógico.
Actualmente, a 9´Circos conta com uma companhia de circo residente intitulada os “Fungis Magic Truxis” e o grupo de teatro “Vice Versa”.
A associação adopta o conceito de “Novo Circo”, adicionando, assim, às técnicas de circo tradicionais a influência de outras linguagens, sem o recurso a animais, tais como a dança, o teatro, a música, a fotografia, o cinema, a formação, o trabalho social e a intervenção lúdico-pedagógica.
A Direcção Regional da Cultura informa que estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal Cultura Açores, no seguinte endereço eletrónico: www.culturacores.azores.gov.pt.

Share

Print

Theme picker