Bloco intitula-se  “o único partido que tem compromisso dos deputados nos Açores e na República para defender poderes da Região sobre espaço e mar”
Diário dos Açores

Bloco intitula-se “o único partido que tem compromisso dos deputados nos Açores e na República para defender poderes da Região sobre espaço e mar”

Previous Article Previous Article Vergonha, vergonha, vergonha RTP-Açores
Next Article Candidato do IL nos Açores defende  redução da carga fiscal Candidato do IL nos Açores defende redução da carga fiscal

Jessica Pacheco, candidata à Assembleia da República pelos Açores, lembra que o Bloco é o único partido que já deu a garantia de, quer no parlamento dos Açores, quer na Assembleia da República, estar “unido na defesa da Autonomia”. Numa visita realizada às instalações da RAEGE Açores, em Santa Maria, a candidata do Bloco criticou a “estratégia de perna curta” do candidato do PS, que disse recentemente que o projecto de decreto-lei apresentado pelo governo de António Costa, que pretende retirar aos Açores os poderes de licenciamento e gestão das actividades espaciais, não será decidido em conselho de ministros até às eleições. “Aquilo que Francisco César não consegue garantir é que após as eleições o projecto de decreto-lei não será aprovado em conselho de ministros”, disse Jessica Pacheco. Ou seja, o candidato do PS pretende passar a ideia que a proposta não irá avançar, mas é incapaz de garantir que um futuro Governo do PS irá respeitar a autonomia dos Açores, mantendo os poderes da Região sobre as atividades espaciais.
“É isso que nos distingue do PS, mas também da AD” – coligação que junta PSD, CDS e PPM –, explicou a candidata do Bloco, que tem o compromisso claro, por parte da estrutura nacional do partido de defesa dos poderes dos Açores na área espacial – em que há um enorme potencial de desenvolvimento – tal como aconteceu no passado na questão da gestão do mar.
“O passado demonstra que no passado, todos estes partidos – PS, PSD e CDS – estiveram juntos para retirar poderes aos Açores sobre a gestão do mar”, recordou a candidata. Na visita à RAEGE Açores, Jessica Pacheco defendeu uma forte aposta na investigação científica como forma de potenciar as características únicas dos Açores, com o objectivo de atrair e fixar profissionais qualificados, que produzam conhecimento e riqueza para a Região.
“A aposta nestas actividades tem que gerar riqueza para a região. Os Açores não podem ser o local onde se instalam equipamentos, sem que haja um retorno económico para a Região”, daí ser tão importante garantir que o poder de decisão fica nos órgãos políticos regionais.
Jessica Pacheco considera que os Açores têm sido alvo de “ataques centralistas inaceitáveis” e que é importante garantir que são “os Açorianos e Açorianas a decidir” sobre o que acontece nos Açores.
“Temos excelentes recursos e uma posição geoestratégica fundamental” e é preciso garantir que o poder de decisão e o retorno económico fica nos Açores e que “não pode ser a República a querer ficar com a gestão e com os benefícios da riqueza que é gerada nos Açores”, concluiu a candidata do Bloco à Assembleia da República pelos Açores.

Share

Print

Theme picker