Paulo Moniz defende controlo fronteiriço no Grupo Ocidental
Diário dos Açores

Paulo Moniz defende controlo fronteiriço no Grupo Ocidental

Previous Article Previous Article IL diz que “narrativas falaciosas estão a ser usadas em campanha para tentar enganar os eleitores mais distraídos”
Next Article Bloco acusa PS de falta de vontade política  para acabar com desrespeito pelos direitos humanos no estabelecimento prisional de Ponta Delgada Bloco acusa PS de falta de vontade política para acabar com desrespeito pelos direitos humanos no estabelecimento prisional de Ponta Delgada

O cabeça de lista da AD/Aliança Democrática (PSD/CDS-PP/PPM) às eleições legislativas nacionais, Paulo Moniz, defendeu que as ilhas das Flores e Corvo devem passar a ter um controlo fronteiriço, considerando que se trata de uma função “fundamental” do Estado em matéria de segurança e também de saúde pública.
“As ilhas das Flores e Corvo constituem, por várias vezes, um ponto de entrada no espaço da União Europeia. Consideramos que é fundamental existir um controlo fronteiriço no Grupo Ocidental dos Açores”, afirmou o candidato da AD/Aliança Democrática, no final de uma visita à ilha das Flores.
Paulo Moniz salientou que, devido ao facto de não existir um posto do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) nas ilhas das Flores e Corvo, o controlo fronteiriço pode ser executado pela Guarda Nacional Republicana (GNR).
Segundo o candidato, “o ideal seria a instalação de uma delegação do SEF, mas, não sendo tal possível, o controlo fronteiriço pode ser efectuado com um regime de excepção em que sejam passadas algumas das competências e meios do SEF para a GNR”.
“Os deputados eleitos pela AD/Aliança Democrática irão defender, na Assembleia da República, que seja estabelecido um protocolo entre a GNR e o SEF, de modo que a GNR, que está presente nas ilhas do Grupo Ocidental, possa vir a executar as funções de controlo fronteiriço exercidas nas outras ilhas pelo SEF”, assegurou.
O cabeça de lista da AD/Aliança Democrática referiu que os militares da GNR, de modo a poderem cumprir as funções de controlo fronteiriço, “precisam de formação específica e aceder aos sistemas informáticos do SEF”.
“A necessidade de criação de um controlo fronteiriço no Grupo Ocidental tem por objectivo garantir questões fundamentais relativas à segurança das populações das ilhas das Flores e Corvo, como são o controlo fitossanitário, a salvaguarda da saúde pública e o reforço da segurança na entrada no Espaço Schengen”, explicou.
Paulo Moniz referiu ainda que estabelecer um controlo fronteiriço nas ilhas das Flores e Corvo “é fundamental também para impedir o risco da entrada produtos contaminados provenientes de países exteriores à União Europeia”.
“Na ausência do SEF no Grupo Ocidental, é muito importante que a função de controlo fronteiriço possa ser assegurada por militares da GNR que estão em permanência nas Flores e Corvo”, disse o candidato da AD/Aliança Democrática.

 

Share

Print

Theme picker