António Raposo

Benefícios da atividade física depois dos 50 anos

Previous Article A importância das EMOÇÕES na nossa vida
Next Article Uma semana para meditar e refletir

Conselhos de médico

1 – A atividade física para a população em geral é muito importante, pois os seus benefícios para a saúde são vários e já muito conhecidos, mas a atividade física para as pessoas com mais de 50 anos é ainda muito mais importante.
2 –Após os 50 anos o nosso organismo sofre alterações metabólicas que são mais conhecidas nas mulheres com o aparecimento da menopausa, mas que também acontecem nos homens de igual forma.
3 – Muitas das alterações no sistema músculo esquelético são atribuídas erradamente à idade. Atrofias musculares, diminuição da força muscular, maior rigidez articular e mais queixas dolorosas são muitas vezes consideradas “coisas da idade”, mas na maior parte das vezes são o resultado principal não da idade, mas sim da inatividade.
4 – A partir desta idade existe uma certa “tendência” para o excesso de peso e para a obesidade.  Isto é consequência do aparecimento de algumas patologias, mas também da redução da taxa de metabolismo basal, que leva a um menor consumo de energia. Desta forma precisamos de menos energia do que anteriormente. Se continuarmos a comer de forma igual existirá um inevitável aumento de peso caso a atividade física não aumente os gastos energéticos.
5 – Nesta idade muitos, e bem, “tomam juízo” e deixam de fumar. Isto também diminui o metabolismo basal, o que associado à melhoria do apetite contribui também para o ganho de peso.
6 – Depois dos 50 anos, mesmo que a pessoa não aumente de peso, acontece em muitos casos que a pessoa perdeu massa muscular e aumentou a massa de gordura, o que não é nada benéfico para o nosso organismo. Com o aumento da atividade física podemos “queimar” mais calorias, pelo que nos “veteranos” as petiscadas, o “19º buraco no golfe” e as “terceiras partes no futebol” serão sempre muito menos prejudiciais.
7 – Está cientificamente comprovado que a manutenção de uma boa condição física contribui decididamente para um envelhecimento muito mais saudável, com menos dependência de terceira pessoa, mesmo para aqueles que atingem os 90 ou mais anos. Vale a pena fazer exercícios de flexibilidade, caminhadas, andar de bicicleta, correr na passadeira elétrica ou na rua, fazer exercícios em ginásio, nadar e fazer hidroginástica ou jogar futebol com amigos.  
8 – Depois de instaladas as “patologias da idade” (obesidade, sedentarismo, diabetes, colesterol alto, lombalgias, artroses das ancas e dos joelhos, osteoporose, hipertensão arterial e outras) é muito mais difícil dar a volta à situação e nada voltará a ser como dantes, mesmo que se consiga sempre melhorar alguma coisa.  É por isso que vale a pena manter a atividade física adequada a cada idade e a cada situação específica do indivíduo. 
Nota 1 - Uma boa qualidade de vida depois dos 50 anos depende muito de si. Mantenha-se ativo. Faça um desporto / exercício / atividade física que goste. Neste fim de semana está cá em S. Miguel a equipa de futebol de veteranos (50 aos 72 anos) dos Amigos do CDUL (onde há 40 joguei em Lisboa quando estava na Universidade). Ontem o jogo foi nas Furnas. Hoje é no Nordeste…!!!
Nota 2 – Com a não obrigatoriedade do uso de máscara na maioria dos locais públicos, parece que temos “à porta” a sexta vaga da pandemia de Covid-19.  Mesmo sem ser obrigatório use sempre a máscara em locais com muita gente, incluindo ao ar livre. Não custa nada e pode evitar muito desconforto e salvar vidas. Haja saúde.


António Raposo

Médico fisiatra 
e especialista em Medicina Desportiva

Share

Print

Theme picker