“Tive uma visão do Senhor e prometi quando pudesse que realizava este sonho”
Diário dos Açores

“Tive uma visão do Senhor e prometi quando pudesse que realizava este sonho”

Previous Article Paulo Estêvão acusa médico de instrumentalizar população do Corvo
Next Article O exemplo de Florianópolis

Manuel Domingos Barbosa ofereceu a capa do Senhor Santo Cristo

A capa que a imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres vai usar este ano é uma oferta de um emigrante da ilha de S. Miguel, que reside em Boston, nos EUA.
Manuel Domingos Barbosa contou ao “Diário dos Açores” que saiu da ilha de S. Miguel em 1968, com os pais e irmão, mas enfrentou muitas dificuldades, porque iria completar 18 anos de idade e receava que não o deixassem sair devido à obrigação do serviço militar, que na altura muitos cumpriam no Ultramar.
“Graças a Deus consegui e já nessa altura era muito devoto, sempre fui do Senhor Santo Cristo, pelo que, aos 20 anos, já nos EUA, tive uma visão do Senhor, pelo que prometi oferecer esta capa logo que pudesse realizar este sonho”, conta ao nosso jornal, a partir do seu apartamento na cidade da Lagoa, ilha de S. Miguel, que adquiriu há alguns anos e que serve de sua moradia nas duas vezes por ano que regressa à sua terra natal.
Manuel Domingos Barbosa começou a trabalhar muito novo e passou por vários empregos, até se montar por sua conta, com um mini-mercado em Cambridge, depois uma ourivesaria e, já na parte final da sua actividade, montou uma agência de promoção de artistas, sendo um deles o conhecido cantor luso-americano Jorge Ferreira.
“Principiei do nada e agora estou reformado; mas nunca me esqueci do meu sonho e quando pude concretizei-o”, adianta ao “Diário dos Açores”, para concluir logo de seguida: “Venho sempre que posso às festas, mas este ano é especial, porque vou ver o meu sonho realizado e sinto-me muito feliz por isso”.

Imagem sai hoje à rua
 
As festas do Senhor Santo Cristo, suspensas há dois anos devido à pandemia de covid-19, realizam-se a partir de hoje com um dos pontos altos na procissão de domingo, que percorre as ruas da cidade.
As festas, que têm por referência a imagem do “Ecce Homo”, realizam-se na cidade de Ponta Delgada, tendo por base o quinto domingo a seguir à Páscoa.
Este ano decorrem entre hoje e  quinta-feira (dia 26) e têm um novo formato, ainda devido à pandemia, com a imagem do Senhor Santo Cristo dos Milgares a sair da Igreja do Santuário para o adro logo hoje, pelas 21h00, coincidindo com a abertura das luzes no Campo de São Francisco.
A imagem fica no adro até às 22h00, sendo transportada para a Igreja de São José onde decorrerá a primeira vigília, duas horas mais tarde, à meia-noite.
A imagem volta a estar no adro da Igreja do Santuário na noite de amanhã, assim como no domingo, no final da procissão, que percorre as principais ruas da cidade de Ponta Delgada.
Também hoje abre o bazar, junto à Igreja do Santuário, indica a Irmandade do Senhor Santo Cristo, no Programa Definitivo das Festas de 2022, disponível na página da internet.
Amanhã, destaca-se a procissão à volta do Campo de São Francisco, a partir das 16h30, altura em que a imagem do Santo Cristo passará em frente a uma Guarda de Honra prestada por uma companhia do Exército e Banda da Zona Militar dos Açores, com salva por uma corveta da Marinha e sobrevoo por uma aeronave da Força Aérea.
No cortejo participam anualmente milhares de devotos que seguem a imagem, alguns descalços e com molhos de círios (velas) às costas, no pagamento de promessas.
Antes da “Procissão do Campo”, centenas de peregrinos percorrem, na madrugada e manhã de sábado, a maioria de joelhos, o empedrado do Campo de São Francisco como forma de pagamento de promessas ao Senhor Santo Cristo dos Milagres.
Ainda segundo o programa, amanhã, pelas 17h45 está prevista uma alocução pelo Cardeal Tolentino Mendonça, natural da Madeira, arquivista e bibliotecário da Santa Sé, que irá presidir aos festejos religiosos.
No domingo haverá a tradicional missa dos peregrinos, pelas 06h00, na Igreja de São José.
Depois da Missa, a Imagem sairá da Igreja de São José para o adro da Igreja do Santuário, onde ficará para a celebração eucarística (09h30), presidida pelo Cardeal D. José Tolentino Mendonça.
A imagem do Senhor Santo Cristo é recolhida ao Convento depois da celebração, para ser preparada para a procissão, que começa pelas 15h30 e percorrerá as principais artérias da cidade de Ponta Delgada.
No domingo, pelas 16h30, a Imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres sai do Convento para integrar a procissão, iniciando um trajeto de cerca de quatro horas.
Na segunda-feira, feriado municipal, será realizada, pelas 11h00, uma celebração eucarística pelas intenções da Mesa da Irmandade e seus colaboradores, presidida pelo Administrador Diocesano.
Às 15h00, haverá arrematação (licitação pública de oferendas à Irmandade do Santo Cristo) e abertura do Bazar.
Na quinta-feira, último dia das festas, pelas 17h00, reabre o bazar e, pelas 18h00, encerram as festas religiosas do Santo Cristo dos Milagres, com uma solene Concelebração, presidida pelo Reitor do Santuário, Cónego Adriano Borges.
Encerrado no coro baixo do Convento ao longo de todo o ano, o Santo Cristo - um busto do “Ecce Homo” oferecido às freiras clarissas pelo Papa Paulo III - sai à rua apenas no quinto fim-de-semana a seguir à Páscoa.
A devoção ao Senhor Santo Cristo foi introduzida em São Miguel pela madre Teresa D´Anunciada.

Recomendado o uso de máscara

As festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, consideradas a segunda maior manifestação religiosa do país depois das peregrinações a Fátima, trazem anualmente milhares de peregrinos de todo o mundo até à ilha de São Miguel, oriundos das ilhas, do continente e das comunidades de emigrantes, nomeadamente Estados Unidos da América e Canadá.
Tendo em conta a pandemia, a Irmandade recomenda o uso de máscara, sobretudo durante as vigílias.
O Governo dos Açores vai conceder tolerância de ponto aos trabalhadores da Administração Pública Regional cujos serviços estão sediados na ilha de São Miguel, na segunda-feira das Festas do Senhor Santo Cristo, feriado municipal em Ponta Delgada.
O executivo regional justificou a decisão com o “profundo significado” para a população de São Miguel das festividades.
É também concedida tolerância de ponto aos trabalhadores da Administração Pública Regional dos Açores cujos serviços de encontrem sediados no concelho de Ponta Delgada no dia 26 de maio.
A Câmara Municipal de Ponta Delgada vai conceder tolerância de ponto a todos os colaboradores da autarquia, SMAS (Serviços Municipalizados de Água e Saneamento) e setor empresarial local, no dia 26 de maio, dia oficial de encerramento das Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres.

Trânsito com alterações

O trânsito e o estacionamento automóveis vão estar condicionados em algumas vias da cidade de Ponta Delgada, para “uma melhor circulação” devido às festas do Senhor Santo Cristo, revelou a autarquia.
Algumas das alterações dizem respeito ao Campo de São Francisco, principal palco das festas que começam hoje à noite e se prolongam até dia 26, com a proibição do estacionamento e circulação a iniciar-se nas vias norte e nascente daquela praça já a partir das 08h00 de quinta-feira (mantendo-se até às 01h00 de terça-feira).
Os condicionamentos ao trânsito aplicam-se ainda à Avenida Infante D. Henrique, entre a Praça Vasco da Gama e o cruzamento com ruas paralelas, durante as festividades, também para permitir a venda ambulante.
A partir das 17h00 de hoje e até às 01h00 de terça-feira, os condicionamentos junto ao Campo de São Francisco alargam-se ao estacionamento e circulação automóvel em duas envolventes: a rua Luís Soares de Sousa e Avenida Roberto Ivens.
As exceções vão para o estacionamento para veículos com pessoas portadoras de deficiência, de acordo com os esclarecimentos feitos pela Câmara de Ponta Delgada à Lusa.
No domingo, das 14h00 até à passagem da procissão, o espaço norte, nascente e poente da rua Dr. José Bruno Tavares Carreiro, confinante com a rua dos Mercadores, fica reservado ao estacionamento de viaturas com pessoas portadoras de deficiência.
Segundo informação disponibilizada pela autarquia, foram atribuídas 41 licenças para venda de doces, bebidas e alimentação e ainda artigos de artesanato, bijuteria e brinquedos.
A autarquia recomenda a consulta do edital ou o portal da câmara sobre as alterações introduzidas ao trânsito.

Feriado Municipal
na segunda-feira

A Câmara Municipal de Ponta Delgada vai assinalar o seu Feriado Municipal, segunda-feira, 23 de maio, com várias iniciativas, sendo o ponto alto o lançamento de um livro de ilustrações dos Urban Sketchers relacionadas com o Senhor Santo Cristo dos Milagres.
O evento vai decorrer às 17h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Ponta Delgada, sendo a obra apresentada pelo jornalista José Manuel Santos Narciso.
A coordenação do livro, composto por desenhos de vários autores, inseridos no Plano Nacional das Artes, é de Alexandra Baptista e a edição é da Letras Lavadas.
Entretanto, de 20 a 26 de maio, no Centro Municipal de Cultura de Ponta Delgada, estará patente ao público a exposição de pintura “WonderWorld”, de Luís Parreira (Sala do Forno), e a exposição de arte contemporânea “Espaço para o Corpo” da Fundação Serralves (Galeria).
Numa organização do Museu Hebraico Sahar Hassamaim, estará patente a exposição artística-educativa “Sonhos e Aspirações”, no âmbito do projeto “Vem Sonhar na Casa-Museu Franco!”.
 A inauguração será a 21 de maio, às 11h00, no número 101 da Rua Machado dos Santos, em Ponta Delgada, e a exposição poderá ser visitada de segunda a quinta-feira, das 11h00 às 13h00.
No Coliseu Micaelense, a 20 de maio, às 21h30, terá lugar o concerto de António Zambujo (os bilhetes já estão esgotados), um dos maiores artistas, autores e intérpretes contemporâneos da música e da língua portuguesa.
 O mentor do programa “The Voice Portugal” inspira-se no nome de um dos discos da sua e, da nossa vida, “João Voz e Violão”, de João Gilberto.
Na segunda-feira, 23 maio, às 21h30, o Coliseu Micaelense recebe a comédia do grupo AJURPE, “Vavós Carmélia e Tonim–A viagem de uma vida”!
Este espetáculo conta a história de Carmélia e Tonim, um casal de quase 80 anos de idade.
Têm uma filha que vive em sua casa com o marido e filho.
Carmélia é quem faz quase tudo em casa, pois a sua filha depende da mãe e do pai para quase tudo.
A filha está sempre a tentar arrecadar o máximo dos rendimentos dos pais, ao mesmo tempo que não os deixa gastar dinheiro, pensando na herança.
Certo dia, o casal decide que também têm de se divertir e decidem fazer um cruzeiro, contra a vontade da filha.
No cruzeiro, irão fazer atividades e experimentar coisas que nunca sonharam em toda a sua vida, mas nunca sonharam que esta viagem de Cruzeiro iria fazer toda a diferença na sua vida e da sua filha. Os bilhetes custam 5 euros e estão à venda nos locais habituais.

 

Share

Print
Ordem da notícia829

Theme picker