Diário dos Açores

Porque devemos ler para (e com) as crianças desde sempre?

Previous Article O facto, o número e o nome
Next Article Médico de família

A leitura está ligada a uma série de benefícios tanto para pequenos como para graúdos. Mas o gosto pela leitura é, sem sombra de dúvida, muito influenciado pelos hábitos que são promovidos e incentivados desde criança, pelo que valerá a pena investir neste campo no que às nossas crianças diz respeito.
Primeiro vamos conhecer alguns benefícios da leitura na infância a diferentes níveis: 1) a nível cognitivo: a leitura é uma excelente estratégia para promover o desenvolvimento cognitivo das crianças, desenvolve a linguagem e aumenta o seu vocabulário (o que será também útil para a escrita no futuro), mas estimula também a curiosidade, a criatividade e o espírito crítico. Ao promovermos a leitura desde cedo criamos oportunidades às crianças para desenvolverem a sua capacidade de atenção e concentração e o seu raciocínio o que ajudará aos seus resultados escolares. 2) Ao nível emocional: através das histórias criamos imensas potencialidades para promover a inteligência emocional das crianças, pois permite-lhes contactar com as emoções das personagens (e identificar-se com elas) bem como com diferentes formas de regular as mesmas. Podemos criar paralelismos com situações vividas e/ou observadas pelas crianças e ajudá-las a dar-lhe um significado bem como estratégias para lidar com situações semelhantes no futuro. Mas partilhar momentos de leitura ajuda também à relação da criança com quem lhe lê a história, aprofunda laços e proporciona momentos de excelência para a conversa. 3) Ao nível social: a leitura ajuda também à regulação comportamental. Permite identificar respostas comportamentais adequadas a diferentes situações e a emoções mais desafiantes, logo vai ajudar ao relacionamento com os outros. Mas promove, também, a tolerância e o respeito pelo outro, pois permite contactar com realidades muito distintas.
E que estratégias nos podem ajudar a promover este gosto pela leitura? 1) Escolher livros adequados ao seu nível de desenvolvimento: para crianças mais pequenas deverão ser escolhidos livros mais curtos e com mais imagens, ou livros que permitam alguma interação/brincadeira.  Existem livros que podemos utilizar desde o nascimento, como por exemplo livros de alto contraste, a preto e branco ou com algumas cores primárias. Mas diferentes crianças podem ter diferentes tempos de concentração ou níveis de interesse na mesma faixa etária, pelo que isso deve ser tido em conta. 2) Incluir os livros na rotina diária: ler antes de dormir é sempre uma boa estratégia, mas pode também ser incluída noutros momentos do dia. Existem até livros próprios para o banho. 3) Tornar a leitura divertida: façam brincadeiras durante a leitura (pode usar livros pop-ups, cucu ou que convidem a algum tipo de interação) e/ou invente diferentes vozes para as personagens. 4) Deixar a criança participar na escolha dos livros. 5) Visitar e explorar as Bibliotecas. 6) Disponibilidade e variedade: manter os livros ao alcance e disponíveis para que a criança possa explorar os livros sempre que quiser. Tenha alguma variedade de livros para ir alternando, mas não necessita de ter todos disponíveis ao mesmo tempo, ir rodando os livros disponíveis quando nota que a criança já não demonstra tanto interesse por outros que tenha guardados é uma boa opção para manter o interesse. 7) E leia! O exemplo é sempre o mais eficaz.
Boas leituras! Sozinho ou em conjunto.
Fique bem pela sua saúde e a de todos os açorianos.
Um conselho da Delegação Regional dos Açores da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Joana Esteves Cunha *

Share

Print

Theme picker