Dia dos Açores na Lagoa com almoço de sopas aberto à população
Diário dos Açores

Dia dos Açores na Lagoa com almoço de sopas aberto à população

Previous Article Previous Article São Miguel acolhe conferência com especialistas mundiais sobre justiça penal e novas tecnologias
Next Article “Comissão Europeia chegou-nos a dizer  que a SATA não podia voar mais” “Comissão Europeia chegou-nos a dizer que a SATA não podia voar mais”

A Sessão Solene Comemorativa do Dia da Região Autónoma dos Açores 2022 vai celebrar-se na próxima Segunda-feira, dia 6 de Junho, pelas 10h30, no Auditório Nonagon – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, concelho da Lagoa.
A Sessão Solene, que regressa ao seu formato presencial após dois anos de pandemia, terá início com a intervenção dos representantes dos Grupos e das Representações Parlamentares da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, seguindo-se a intervenção do Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, e usando por último da palavra o Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Luís Garcia.
Durante a cerimónia, serão impostas pelos Presidentes da Assembleia Legislativa e do Governo Regional, 26 insígnias honoríficas açorianas, que visam distinguir cidadãos e pessoas colectivas “que se notabilizarem por méritos pessoais ou institucionais, actos, feitos cívicos ou por serviços prestados à Região”.
Este ano, serão atribuídas sete insígnias autonómicas de Reconhecimento, três de Mérito  Profissional, três de Mérito Industrial, Comercial e Agrícola e treze Insígnias Autonómicas de Mérito Cívico.
No final da imposição das insígnias autonómicas, serão interpretados os hinos dos Açores e de Portugal, pela Academia Musical da Associação Musical de Lagoa.
Depois da sessãosolene, as comemorações do Dia da Região Autónoma dos Açores prosseguirão no exterior do auditório, com a actuação da Sociedade Filarmónica Lira do Rosário e da Sociedade Filarmónica Estrela d’Alva.
Seguir-se-á o tradicional almoço das sopas em Honra do Divino Espírito Santo, que serão servidas na Praça Nonagon e abertas à população, sendo acompanhadas pela actuação do Grupo Folclórico Grujola.
Recorde-se que estas comemorações são uma organização conjunta da Assembleia Legislativa e do Governo Regional, na sequência da instituição do Dia da Região Autónoma dos Açores pelo Parlamento açoriano em 1980, através do Decreto Regional n.º 13/80/A, de 21 de Agosto, para comemorar a Açorianidade e a Autonomia, segundo nota do Parlamento.

Share

Print
Ordem da notícia891

Theme picker