Diário dos Açores

Pandemia de Covid – 19 em alta

Previous Article O facto, o número e o nome
Next Article Na Festa do Pentecostes, Os Foliões, são vivo canto popular em louvor da Santíssima Trindade Os Foliões nas Festas do Divino Paráclito Na Festa do Pentecostes, Os Foliões, são vivo canto popular em louvor da Santíssima Trindade Os Foliões nas Festas do Divino Paráclito

Conselhos de médico

1 – Os números dos casos ativos de Covid – 19 em Portugal estão “em alta”.  Neste momento Portugal é o pior país da Europa e o segundo pior do Mundo.  Uma medalha de ouro e outra de prata que dispensávamos muito bem. Para se ter uma ideia da “grandeza” do feito basta comparar com a nossa vizinha Espanha. Nas últimas duas semanas de maio Portugal teve 365.000 casos novos, enquanto a Espanha com 4 vezes mais população teve “apenas”147.000.
2 – Nos Açores a situação bate recordes que também eram dispensáveis. 70 pessoas internadas com Covid – 19 no Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada. Um número muito próximo dos 5.000 novos casos por semana…!!!
3 – Perante “isto” o que faz o Governo Regional? Mantém a indicação do uso obrigatório de máscara apenas em casos específicos. Não divulga os dados diários. Não dá pormenores sobre que “tipo de pessoas” estão a ficar doentes. Não dá informações sobre a gravidade dos doentes, apenas referindo se estão ou não em cuidados intensivos. Não informa se os doentes com Covid -19 estão vacinados ou não. Não acelera a administração da segunda dose de reforço para a população mais vulnerável (acima dos 60 anos). Não “faz pressão” para a autorização da comercialização dos novos antivíricos.  Suspende os testes gratuitos nas farmácias, agora só com prescrição médica ou com encaminhamento da linha de saúde 24, que como se sabe demora uma “eternidade” a responder. Em resumo o Governo Regional está calmo e sereno à espera que vá morrendo um doente aqui e outro ali e que isso não cause alarme na população…!!!
4 – Mas este elevado número de novos casos semanais, quase 5.000, faz com que a economia sofra “ainda mais”, faz com que os Hospitais e Centros de Saúde diminuam a sua atividade, atrasando ainda mais o que já estava atrasado. Com menos recursos disponíveis para acudir às doenças não Covid -19 vamos, nos Açores, continuar a diminuir a nossa esperança média de vida em relação à média nacional, o que quer dizer que vamos morrer mais cedo…!!! Não sei qual é a ideia?
5 – O que se sabe, por portas travessas, é que a doença grave de Covid – 19 atualmente afeta os mais idosos, os doentes com comorbilidades (múltiplas patologias), aqueles com diminuição da imunidade, os doentes transplantados e outros, que por diversos motivos, fazem imunossupressores (medicamentos que diminuem a imunidade).
6 – Então que fazer? Mais informação. Mais proteção, com a obrigatoriedade do uso de máscara em locais fechados ou com aglomerados de pessoas. Fazer rapidamente a segunda dose da vacina de reforço a toda a população com mais de 60 anos e não dar tréguas no combate à Covid – 19.
NOTA 1 - Mesmo sem ser obrigatório use a máscara de forma correta (tapando o nariz e a boca) sempre que estiver em locais fechados, ou com muita gente mesmo ao ar livre. Usar a máscara não custa nada. É fácil. É barato e pode salvar milhões.
NOTA 2 – Número de mortos por Covid 19 em Portugal 23.000, no mundo 6,3 milhões…!!! Número total de pessoas que já “apanharam” a Covid – 19 em Portugal 4,7 milhões (quase 50% da população)!!!
NOTA 3 – O Vale e Azevedo dizia que “um escudo é um escudo” …!!! Para mim a morte de uma só pessoa que seja é sempre a morte de uma pessoa…!!! Haja saúde.


* Médico fisiatra
e especialista em Medicina Desportiva

António Raposo*

Share

Print

Theme picker