Madeira quer revisão constitucional para aprofundamento das autonomias
Diário dos Açores

Madeira quer revisão constitucional para aprofundamento das autonomias

Previous Article Previous Article Ponta Delgada regressa ao top 25 das melhores cidades de Portugal para se viver e vence Prémio de Melhor Marca dos Açores
Next Article HDES reduz lista de espera para cirurgia em 17% HDES reduz lista de espera para cirurgia em 17%

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira (ALRAM) reuniu com o Presidente da Assembleia da República, “para tratar de um conjunto de questões que tem a ver com a evolução das autonomias, num quadro da Nação portuguesa”.
José Manuel Rodrigues transmitiu a Augusto Santos Silva que, no entender da Assembleia Legislativa da Madeira, deve haver uma Revisão Constitucional, um aprofundamento autonómico.
Sobre esta matéria, o Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira admitiu que há uma grande possibilidade de a mesma acontecer, uma vez que há possibilidade de os dois grandes partidos na AR, que constituem dois terços, se entenderem em relação à referida matéria.
Por outro lado, José Manuel Rodrigues foi defender, junto do Presidente da Assembleia da República, que importa, também, uma alteração à Lei de Finanças das Regiões Autónomas, “por entendermos que este modelo de financiamento das autonomias, com todos os custos da insularidade e da solidariedade nacional em relação aos arquipélagos, está ultrapassada”.
O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira transmitiu ainda ao presidente da Assembleia da República, a necessidade de haver um sistema fiscal próprio na Madeira e nos Açores, que constitua um atractivo para a captação de investimento externo e para a criação de emprego”.
Apontou, ainda, a importância de o Estado poder cumprir, de uma vez por todas, o princípio da continuidade territorial, designadamente em matéria de transporte aéreo.

PSD da Madeira e dos Açores
reunidos em P. Delgada

Os Grupos Parlamentares do PSD Madeira e Açores estão reunidos em Ponta Delgada numa cimeira que tem por objectivo debater as autonomias e os desafios comuns, enquanto regiões insulares e ultraperiféricas portuguesas.
A obtenção de sinergias entre estas duas regiões autónomas em torno de matérias fundamentais, tais como a Lei das Finanças Regionais e a Revisão Constitucional são tema primordiais neste encontro, onde estarão também em foco matérias relacionadas com a mobilidade, mar, alterações climáticas, comunicações, ensino superior e o posicionamento das RUP’s na União Europeia.
De salientar que, ao nível da Revisão da Lei de Finanças Regionais, a Madeira já formalizou seu trabalho, aguardando que os Açores concluam agora a sua proposta, por forma a apresentarem em conjunto na Assembleia da República.
“Pretende-se, deste modo, alcançar uma posição comum, um compromisso e uma negociação responsável, que leve à aprovação de uma Lei das Finanças das Regiões Autónomas que seja mais justa e que possa reabilitar a confiança no relacionamento directo com o Estado, promover a estabilidade orçamental e financeira, garantir a competitividade fiscal, o crescimento económico e o desenvolvimento regional e capacitar as regiões autónomas de instrumentos financeiros para o futuro”, informa uma nota enviada às redações.
No que respeita à Revisão Constitucional, o PSD-Madeira considera que esta cimeira será uma oportunidade para estabelecer pontos comuns que sirvam os propósitos e os interesses de madeirenses e açorianos, dotando ambas as Regiões de uma proposta de revisão dos nossos poderes autonómicos, num quadro parlamentar nacional, que obrigue a compromissos partidários estáveis e responsáveis.
Numa reunião de trabalho a ter lugar na sede do PSD/Açores, no âmbito da cimeira, o PSD/Madeira terá oportunidade de apresentar a proposta de Lei de Finanças Regionais aprovada, por unanimidade, na Assembleia Legislativa da Madeira, em junho de 2021, que assenta em quatro pilares fundamentais: O Relacionamento entre o Estado e as Regiões Autónomas; A Estabilidade financeira das Regiões Autónomas; Os Compromissos do Estado com as Regiões Autónomas; A Fiscalidade.
Esta cimeira também permitirá que os deputados do PSD/M visitem a Casa da Madeira nos Açores, onde terão a oportunidade de conhecer o trabalho e a atividade que esta instituição realiza em nome dos madeirenses, sendo esta a verdadeira embaixada no arquipélago açoriano.

Share

Print
Ordem da notícia905

Theme picker