Diário dos Açores

Parentalidade e desenvolvimento socioemocional em crianças

Previous Article Centenário de Pedro da Silveira, XIV
Next Article Doenças reumáticas e músculo esqueléticas

Perante a realidade atual, caracterizada por constantes mudanças, rápidos avanços tecnológicos, convulsões sociais, desastres naturais e guerras, quais são os aspetos essenciais da paternidade? O que importa para a felicidade e o bem-estar das crianças?
Os pais debatem-se com estes desafios e com a pressão de como exercer a sua parentalidade de formaconsciente, enquanto assistem a notícias que dão conta do aumento de problemas de ansiedade e depressão em crianças e jovens.
Nature Meets Nurture: Science-Based Strategies for Raising Resilient Kids, é o recente livro editado pela American Psychological Association, onde as autoras Stacey N. Doan e Jessica Borelli compilaram as melhores práticas parentais, baseadas na evidência científica, que promovem o desenvolvimento socioemocional das crianças e estratégias adaptativas para a regulação do stress.
As autoras salientam a necessidade de promover a saúde mental em toda a família, não descurando as necessidades emocionais dos pais e oferecem estratégias concretas que os pais podem usar para melhorar sua parentalidade e promover o bem-estar emocional das crianças. Uma das mais valias deste livro é ter sido escrito a pensar em pais que não têm formação em psicologia, pelo que os termos e a linguagem utilizada são acessíveis a todos.
Apresenta-se, assim, como uma boa sugestão para os que tenham interesse em viajar através das mais recentes descobertas no campo da psicologia do desenvolvimento.Este livro, publicado em março deste ano, não se encontra traduzido em português. No entanto, existem atualmente vários livros publicados no nosso país que fornecem orientação para os pais interessados no desenvolvimento socioemocional dos seus filhos.
A Ordem dos Psicólogos Portugueses tem realizado um esforço para dotar a nossa sociedade, incluindo os pais, de um conjunto de informação sobre Saúde Psicológica e bem-estar. Um excelente exemplo disso é o portal https://eusinto.me/
O EU SINTO.ME pretende partilhar os conhecimentos da psicologia sobre diversas áreas e temas com impacto no dia-a-dia, baseados em evidências científicas da psicologia, atualizados, fidedignos, gratuitos e acessíveis a todos.
Fique bem, pela sua saúde e a de todos os Açorianos!
Um conselho da Delegação Regional dos Açores da Ordem dos Psicólogos Portugueses.


* Especialista em Psicologia da Educação e em Psicologia Clínica e da Saúde

Share

Print

Theme picker