Diário dos Açores

Equilibro entre a vida pessoal e profissional

Previous Article O facto, o número e o nome
Next Article Verão e saúde

O equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é fundamental. Nos últimos dois anos os respetivos impactos na saúde psicológica, as possíveis alterações na forma de trabalho, entre elas o impacto da digitalização, a incerteza com que nos deparamos perante os actuais acontecimentos no mundo, constituem algumas das ameaças a este equilíbrio.
Pelo menos 1 em cada 3 pessoas trabalha mais do que 40 horas semanais e quase considera insuficiente o tempo que tem disponível para se dedicar a si mesmo, à família e amigos e realizar atividades de lazer.
Ainda persiste a ideia de que trabalhar 8 horas por dia é significado de produtividade.
O equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é condição indispensável para a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida, para trabalharmos de modo diligente e eficaz, para a produtividade e a competitividade das organizações, para a recuperação económica do país e para a coesão social.
O desequilíbrio entre estas duas esferas da vida adulta é um risco psicossocial e prejudicial para todos. Contribui para o aumento do stresse, dos problemas de Saúde Psicológica como a ansiedade e a depressão, do consumo problemático de substâncias. Tem um impacto negativo nas relações parentais e conjugais, bem como no absentismo, presentismo, produtividade e na relação e satisfação com o trabalho.
É um desafio difícil, mas tem de haver um compromisso de todos. E nós nos Açores, como estamos de dados de absentismo no trabalho e respetivo custo, por ano, causado pelo stresse e problemas de saúde psicológica? (para uma estimativa, consulte https://maisprodutividade.org/ - custo do absentismo)
Fique bem, pela sua saúde e a de todos os Açorianos!
Um conselho da Delegação Regional dos Açores da Ordem dos Psicólogos Portugueses.


* Presidente da Delegação Regional dos Açores da OPP

Marco Santos*

Share

Print

Theme picker