Diário dos Açores

Amilcar Melo: Excelente trabalho na coordenação das actividades escolares e no desporto em Santa Maria

Previous Article Memórias de Macau VII: Recordar Macau 1976-1982
Next Article A Cultura das Bandas Filarmónicas

Desportistas do meu tempo

O Prof. Amilcar Melo nasceu na rua dos Canos Verdes (Angra do Heroísmo) e iniciou o seu percurso escolar na Escola Infante D.Henrique (Alto das Covas), com continuidade no Liceu Nacional de Angra do Heroísmo. Nos primeiros anos do liceu tornou-se um entusiasta dos jogos desportivos colectivos que eram ensinados nas aulas de educação física lecionadas pelo Prof. Monteiro Paes. Como morava na rua dos Canos verdes, a dois passos do campo de basquetebol do Lawn Tenis Club, após as aulas curriculares entretinha-se a assistir aos treinos da equipa feminina do Lusitânia, então orientada pelo João Botelho. Quando surgia uma oportunidade fazia umas brincadeiras desportivas driblando a bola concluindo com uns lançamentos ao cêsto. Assistia a todos os jogos realizados entre as equipas seniores do Lusitânia, Ginásio e as equipas americanas da Base das Lajes.
Entretanto, com o progressivo aumento do número de rapazes das redondezas  o João Botelho decidiu criar uma equipa masculina. Assim, o Amilcar Melo, como atleta (iniciado e juvenil) do Lusitânia (1964/67) participou nas competições organizadas pela Associação de Desportos de Angra do Heroísmo e, posteriormente (1968/70) jogou na equipa senior do Angrense. Ainda teve oportunidade de alinhar pela equipa da Juventude Escolar Católica(JEC) nos torneios de Inverno efectuados no ginásio da Escola Industrial e Comercial. Enquanto atleta do Angrense e por influência do Rui Diogo, responsável pelo atletismo do clube, experimentou diferentes provas tendo optado pelas corridas de 800m, 1.500m e 3.000m nas quais conquistou algumas medalhas nas provas associativas.
Após ter terminado o Curso Geral dos Liceus ingressou na Escola do Magistério Primário. Concluído o curso de professor do ensino básico começou, de imediato, a trabalhar na Escola Primária (1972/73) que tinha frequentado enquanto criança. Naquele tempo, o serviço militar obrigatório batia à porta de todos nós e o Amilcar lá foi, de malas aviadas, para Tavira (Curso de Sargentos Milicianos). Após a recruta seguiu para o Hospital Militar Principal da Estrela (Lisboa). Efectuada a especialização em enfermagem (Dez-74), foi colocado no Batalhão Independente de Infantarianos Arrifes (S.Miguel). Em Julho de 1975, foi transferido para o destacamento militar de Santa Maria até ser desmobilizado em Novembro do mesmo ano.
Quando concluiu o serviço militar foi colocado como professor na Escola Primária de Glória e, mais tarde, na Escola de Santa Bárbara no concelho de Vila do Porto, tendo assumido as funções de encarregado da Direção da Escola e Coordenador Concelhio da Acção Social Escolar. Após concurso aberto pela Direção Regional de Educação Física e Desportos (1979/80) foi nomeado  Coordenador Concelhio de Educação Física que começou por uma sensibilização ao cumprimento do programa escolar com vista à melhoria do comportamento motor, psíquico e social das crianças que frequentavam o ensino primário. O professor Amilcar Melo fez parte da primeira Comissão Desportiva da ilha de Santa Maria (1981/82), que iniciou os contactos tendentes à inscrição das equipas locais na Associação de Futebol de Ponta Delgada.
Entretanto, em 1982,passou a ser responsável pela Coordenação do Desenvolvimento Desportivo (8 aos 15 anos) de Santa Maria, que foi uma fase de transição para a sua nomeação para o cargo de Delegado dos Desportos no ano seguinte. Na liderança de uma equipa de trabalho constituída por antigos praticantes e colaboradores entusiastas pela educação desportiva dos mais jovens, verificou-se uma progressiva adesão  às actividades desportivas e uma consequente evolução técnico-desportiva nos desportos introduzidos. A organização e sistematização do trabalho efectuado em Santa Maria, durante o período (6 anos) em que o Prof. Amilcar Melo exerceu as referidas funções, atingiu um patamar de excelência não só pela correcta iniciação de diferentes modalidades desportivas (atletismo, basquetebol, corridas em patins, futebol, hóquei em patins, patinagem artística, ténis de mesa, vela, voleibol e xadrez), como também pela qualidade apresentada nas diversas competições de âmbito regional.
Com o objectivo de dar continuidade e consolidar a prática desportiva dos atletas mais novos nos escalões etários seguintes, o cidadão Amilcar Melo integrou a comissão instaladora que procedeu à criação dos estatutos da Associação dos Desportos de Santa Maria.  Após a sua constituição foi iniciado o processo de abordagem às diferentes Federações desportivas no sentido de se proceder à inscrição dos atletas e respectivas participações nos quadros competitivos nacionais.
Entretanto, em 1989, o Amilcar Melo aceitou o convite para integrar os serviços da DREFD onde desempenhou o cargo  de Técnico da Divisão do Desporto até 1999. Desempenhou, igualmente, o cargo de Vogal Permanente do Fundo Regional do Fomento do Desporto (1995/1999). A partir de 1999 até 2005, ano da sua aposentação, foi professor de apoio à Educação Psico-motora nas escolas do 1º ciclo do Ensino Básico da área escolar de São Carlos (Angra do Heroísmo).
A herança deixada às crianças e jovens desportistas de Santa Maria ficou registada na história daquela ilha açoriana. Não foi por acaso que em 2006, num evento promovido por antigos atletas, técnicos e dirigentes desportivos da ilha de Santa Maria, realizado no Cine Teatro do Aeroporto e  que contou com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Porto, o Prof. Amilcar Melo tenha sido homenageado pelo trabalho efectuado naquela maravilhosa ilha do arquipélago dos Açores.
Da minha parte só lhe posso agradecer ter feito parte da nossa equipa de trabalho na DREFD (1982/89) e que continue a jogar golfe com regularidade para manter a boa condição física, num saudável ambiente ao ar livre e de entusiástica confraternização com os amigos.
Haja saúde.
Grande Abraço

Eduardo Monteiro *

Share

Print

Theme picker