Açoriano Joe da Ponte foi o marshall da parada do 4 de Julho em Bristol, com a participação da Presidente da Câmara da Lagoa
Diário dos Açores

Açoriano Joe da Ponte foi o marshall da parada do 4 de Julho em Bristol, com a participação da Presidente da Câmara da Lagoa

Previous Article Humor, riscos e interrogações
Next Article O sucesso de um jardineiro açoriano nos Green Animals Topiary Gardens nos EUA O sucesso de um jardineiro açoriano nos Green Animals Topiary Gardens nos EUA

Muitos sonham, mas só alguns veem a sua concretizaçao.
Ser “marshall” da parada do 4 de Julho em Bristol. É uma honra.
E este ano a distinção recaiu no casal José Ponte, natural do Pico da Pedra e Rosa da Ponte, natural do Cabouco, Lagoa.
“Tem sido uma experiência maravilhosa. Direi que é uma forma deslumbrante de expressar os valores da liberdade”, dizia-nos o marshall José da Ponte, concluindo: “Desfilando entre este mar de gente, ver caras conhecidas, admirar o entusiasmo que deixam transbordar das suas expressões, é sem dúvida maravilhoso. Jamais esquecerei esta passagem da minha vida”.
Com José da Ponte desfilava a esposa Rosa da Ponte, que dividia os sentimentos de alegria pelas honras recebidas e as manifestações de que eram alvos ao longo do trajeto.
“Vivo pela primeira vez esta experiência. Está a ser maravilhosa. Desfilar por entre este mar de gente é algo que se pode traduzir em fotos ou vídeos, mas nada iguala ao viver pessoalmente todo esta excitação. Guardarei para toda a minha vida esta realidade do que é a parada do 4 de Julho em Bristol, RI”, disse por sua vez ao PT Cristina Calisto, presidente da Câmara Municipal da Lagoa, em Bristol a convite do casal José e Rosa da Ponte, “marshals” da parada da maior manifestação da independência dos EUA.
De realçar a forte presença política, ao que não é alheio estarmos em ano de eleições e sendo a parada na vila de Bristol de grande percentagem portuguesa e um nunca mais acabar de visitantes de todo o estado foi de aproveitar a captação do esperado voto.
Tal como o temos dito repetidamente, de uma pequena embalagem pode sair uma grande oferta. E é precisamente do estado de Rhode Island, pequeno em superfície, mas grande no sentimento de independência dos EUA, aliado a outras grandes iniciativas, traduzida numa parada que atrai à pequena, acolhedora, maravilhosa vila de Bristol
E orgulhosamente e entre toda esta variedade, surgia a comunidade portuguesa representada fisicamente pelo Rancho Folclórico do Clube Social Português de Pawtucket. Comissão do Dia de Portugal/RI/2022, com a presidente, Ana Isabel dos Reis Couto e marshall da parada, Lídia Alves e ainda as misses eleitas no último certame.
E tudo isto envolvido numa presença física lusa significativa e relevante, que cantamos até que Deus nos permita.
E ao lado destes marcos outros se levantam, cujas memórias permanecem entre nós: Manuel Luciano da Silva, médico, historiador e o maior defensor da comunidade portuguesa, imortalizado num busto e ainda Frederico Pacheco, ativista comunitário, imortalizado numa pedra/monumento.
E ambos tiveram as honras de “marshall”, numa parada que continua a somar anos e a atrair milhares de pessoas.

Três mayors oriundos dos Açores

Se a parada do 4 de Julho em Bristol é histórica na sua 237 edição temos um aditivo à história, quando três mayors lusodescendentes desfilaram na patriótica parada, o que deve ser caso único nas comunidades dos EUA.
Steve Contente é o actual administrador (Mayor) da vila de Bristol, de onde é natural. O pai nasceu na Feteira, Faial.
A avó nasceu em Fall River. A família da mãe é da Ribeira Grande, São Miguel. O pai veio com nove anos para os EUA.
Foi superintendente das escolas de Bristol. António Teixeira é o administrador de Little Compton, desde 2018.
Foi administrador da vila de Bristol de 2012 a 2016.
Faz parte actualmente do Town Council de Bristol.
Foi “marshall” da parada em 2012.
Nasceu a 23 de novembro de 1955 em Castelo Branco, ilha do Faial.
Veio para os EUA em 1970.
Roberto da Silva, mayor de East Providence, 49 anos, foi eleito em 2018. É um lusodescendente que desfilou na parada, integrado na representação das celebrações do Dia de Portugal/ RI/2021. É filho de Luís Silva (vila do Nordeste) e Carmélia da Silva (Ponta Delgada).
Neta de açoriana
A lusodescendente Gwenth Tucker foi eleita Miss Fourth July 2022 em Bristol.
Neta da avó Teixeira, oriunda do Cabouco, Lagoa, ilha de São Miguel, a jovem aumentou o número das lusodescendentes eleitas e desfilou na parada na passada segunda aplaudida por milhares de pessoas.
Em 70 anos de concurso este tem na sua lista 23 lusodescendentes.
Por sua vez, a Mini Miss tem a sua realização desde 1997 e curiosamente, foi a jovem luso americana Ashley Ann Oliveira a eleita naquele ano.
Após isto têm assumido aquela posição 6 luso americanas.

por Augusto Pessoa,  nos EUA *


Exclusivo Portuguese
Times/Diário dos Açores

Share

Print
Ordem da notícia1069

Theme picker