Diário dos Açores

Desidratação

Previous Article Valores pessoais - a nossa “bússola”
Next Article CDS-Açores lamenta decisão do TC CDS-Açores lamenta decisão do TC

Conselhos de médico

1 – O organismo humano é constituído por cerca de 70% de água. Uma molécula de água é composta pela “junção” de 2 átomos de hidrogénio e um átomo de oxigénio. A fórmula química é H2O.
2 – Todos os dias um adulto com um peso de 60 a 80 Kg perde cerca de 2,5 litros de água através da respiração, da urina, das fezes e do suor. Junto com a água são eliminados vários sais minerais como o cloreto de sódio (sal), magnésio, potássio e outros.
3 – A desidratação ocorre quando se perde líquidos e não de repõe. Numa pessoa com 80 quilos, a perda de “apenas” 2 por cento, implica uma perda de 1,6 litros de água e sais minerais… Nesta situação a pessoa já pode apresentar sinais e sintomas de desidratação e já está em risco de doenças e complicações médicas, que podem ser graves.
4 – O principal, mas nem sempre o primeiro, sintoma de desidratação é a sede. Os outros sinais e sintomas mais frequentes são: pele e mucosas secas, olhos “encovados” e secos, tonturas, fraqueza muscular, cansaço, diminuição da elasticidade da pele, dor de cabeça, diminuição da tensão arterial, aumento da pulsação por minuto (taquicardia), irritabilidade, dificuldade de concentração, “moleirinha” afundada nos bebés, pouca eliminação de urina que é muito concentrada e escura, alterações da consciência com perturbações psíquicas e até desmaio.
5 – Os principais “responsáveis” pela desidratação são: exposição ao calor, febre, diarreia, vómitos, produção exagerada de suor (por exemplo por exercício físico intenso e prolongado), utilização de medicamentos diuréticos (mas também bebidas diuréticas como chá, café, cerveja ou coca cola), hemorragias, queimaduras extensas, amamentação e perda de peso excessiva e “rápida”.
6 – Como se vê uma pessoa que fique desidratada e se ficar combaixa de tensão, falta de concentração, alteração da consciência com estados confusionais e desmaio pode ter consequências graves se estiver a conduzir, se estiver em local perigoso e cair, se estiver a nadar ou mesmo se tiver uma profissão de alta responsabilidade como piloto, médico, controlador aéreo ou outra. As consequências podem ser mesmo catastróficas.  
7 – A melhor maneira de evitar isto tudo é mesmo com a ingestão de pequenas quantidades de líquidos ao longo do dia. Este conselho é muito importante nesta altura do ano, porque com o aumento da temperatura transpiramos mais e desta forma perdemos mais líquidos através do suor. Devemos beber água mesmo antes de ter sede porque quando o nosso cérebro deteta que estamos com sede é porque já temos “algum grau” de desidratação. É preciso não esquecer que após a ingestão de líquidos estes não entram de imediato na corrente sanguínea e muito menos nas células do nosso organismo. Existe um período de absorção, transporte e “entrega” que pode demorar entre 20 a 30 minutos (mesmo assim é mais rápido que os Correios a fazer as entregas…!!!). Esta é a razão para não esquecer de “ir bebendo” ao longo do dia.
8 – As crianças e os idosos são de maior risco pelo que, nestes caos, se deverá ter cuidados redobrados. Os doentes diabéticos também devem ter muita atenção à ingestão de líquidos.Tenha cuidado se for passar férias para um clima quente (esta semana as temperaturas ultrapassaram os 40º no território de Portugal continental!).
9 – Beba água, pela sua saúde, beba água. Não arrisque. A água é a melhor bebida…

 

* Médico fisiatra
e especialista em Medicina Desportiva

António Raposo*

Share

Print

Theme picker