Diário dos Açores

Valores pessoais - a nossa “bússola”

Previous Article O Milhafre que voou alto
Next Article Desidratação

Diariamente, consciente ou inconscientemente, passamos por processos de tomada de decisão milhões de vezes. Alguns destes processos, pela natureza da decisão, são mais complexos. Outros, em contrapartida, são automáticos e não requerem uma reflexão consciente. Não obstante a tomada de decisão consistir num processo cognitivo, a verdade é que se traduz habitualmente num comportamento.
De acordo com diversos autores, os valores pessoais consistem em conceitos que influenciam determinantemente o nosso comportamento. Poderá dizer-se, então, que os valores pessoais medeiam as nossas tomadas de decisão? A comunidade científica diz-nos que sim. Assim, os valores pessoais assumem-se como “bússola” nos nossos processos de tomada de decisão, existindo, atualmente, instrumentos validados cientificamente capazes de os identificar.Conhecê-los é ter a “bússola” afinada.
De forma figurativa, poderá dizer-se que os valores pessoaisestão inscritos no ADN do indivíduo e facilitam a tomada de decisões percecionadas como difíceis. Isto não significa que todas as decisões são tomadas de acordo com os valores pessoais, sendo que, por vezes, o indivíduo apresenta comportamentos queos contradizem ou que não vão de encontro às expetativas dos outros.Mesmo que não pareça, perante este “conflito”habitualmente associado a desconforto,a “bússola” está lá.É por esse motivo que a utilização da nossa “bússola” de valores pessoais contribui efetivamente para a promoção da nossa saúde mental.Apesar de as decisões percecionadas como difíceis não se tornarem mais fáceis por isso, certamente revestir-se-ão de maior segurança e bem-estar psicológico. Boas decisões!
Fique bem, pela sua saúde e a de todos os Açorianos!
Um conselho da Delegação Regional dos Açores da Ordem dos Psicólogos Portugueses


*Psicóloga Clínica e da Saúde

Mafalda Ponte*

Share

Print

Theme picker