Presidente do Governo valoriza tradução para inglês de obras de autores açorianos
Diário dos Açores

Presidente do Governo valoriza tradução para inglês de obras de autores açorianos

Previous Article Previous Article Governo Regional disposto a avançar com a actualização intercalar da renumeração complementar ainda em 2022
Next Article Açores com o maior aumento na avaliação bancária de habitações Açores com o maior aumento na avaliação bancária de habitações

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, presidiu em New Bedford, à apresentação de seis obras da literatura açoriana traduzidas para inglês, iniciativa com o apoio do Executivo Regional que “valoriza a tradução e identidade” dos Açores.
“Tenho um enorme orgulho em todos os autores que começam agora a ser aqui traduzidos. Ensinam e contam muito do que revela a identidade e um sentido cosmopolita e universalista do pensador português e açoriano”, sublinhou o Presidente do Governo, falando na apresentação das obras de escritores como Vitorino Nemésio ou Raul Brandão. A “aposta no conhecimento e educação” é um desígnio do Governo dos Açores, e José Manuel Bolieiro acredita que o projecto apresentado na segunda-feira “projecta para o mundo” a “riqueza intelectual” da região.
“Estamos orgulhosos do passado, mas igualmente focados no futuro”, considerou ainda.
Ainda no campo cultural, José Manuel Bolieiro visitou no Whaling Museum uma exposição sobre o pintor açoriano Domingos Rebelo.
José Manuel Bolieiro terminou na segunda-feira uma visita oficial de seis dias aos Estados Unidos da América.
Antes da passagem pelo Whaling Museum, em New Bedford, o governante manteve um encontro com o Governador do Estado de Rhode Island, Daniel McKee.
O último ponto da agenda foi o banquete de encerramento das Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra, evento que decorreu desde Sexta-feira e que teve o Presidente do Governo como convidado de honra.
A visita aos Estados Unidos incluiu, para além das Festas, uma componente política, com encontros com vários dirigentes açor-descendentes, económica, com reuniões com empreendedores e empresários, e académica, tendo os primeiros dias da visita sido marcados por contactos promovidos pelo Governo entre a Universidade dos Açores e academias norte-americanas.

Share

Print

Theme picker