Diário dos Açores

Início de ano letivo, há confiança?

Previous Article A Libido das Soberanias
Next Article Polimedicação

O início do novo ano letivo é emocionante para a maioria das crianças e jovens, mas também provoca um aumento na ansiedade, mesmo naqueles menos propensos a isso. Os pais também sentem ansiedade. A ideia de deixar o filho chorando na escola não é divertida para ninguém.
As crianças que normalmente têm mais dificuldade em se separar da mãe e do pai têm muitas vezes umaumento significativo na ansiedade durante algum tempo. O início da escola pode ser especialmente desafiador para as crianças que estão num ano de transição, como o início do pré-escolar, do 1º, 2º ou 3 ciclos, ou então mudaram de escola. Também pode aumentar a ansiedade se houver uma mudança no sistema de apoio social da criança ou jovem, como por exemplo o melhor amigo ter mudado de turma ou escola.
Para a maioria das crianças, as preocupações do novo ano escolar desaparecerão e os comportamentos ansiosos serão transitórios. O objetivo para os pais é dar apoio sem exacerbar as preocupações do seu filho, gerindo a sua própria ansiedade.
As condições de segurança e acompanhamento que a escola apresenta aos pais, devem contribuir para que eles sintam confiança e transmitam esta confiança aos filhos.
Infelizmente, em algumas escolas da Região Autónoma dos Açores, este início de ano letivo tem demonstrado uma enorme falta de assistentes operacionais. Estas lacunas têm levado a um aumento significativo das preocupações e da ansiedade que todos, conselhos executivos, docentes, assistentes operacionais e em especial os pais estão a sentir, especialmente em relação a crianças com necessidades especiais e que precisam de supervisão constante fora das salas de aula.
Toda a comunidade escolar espera que esta situação possa ser ultrapassada rapidamente, de modo a criar as condições para que todos (alunos, pais e profissionais da escola), possam viver com a confiança necessária de que a escola é um lugar seguro.
Fique bem, pela sua saúde e a de todos os Açorianos!
Um conselho da Delegação Regional dos Açores da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

 

* Especialista em Psicologia da Educação e em Psicologia Clínica e da Saúde

César Duarte Soares*

Share

Print

Theme picker