Diário dos Açores

António Maciel: Uma vida dedicada ao Desporto da ilha do Pico

Previous Article O direito à participação cívica
Next Article PPM afirma que “estes são tempos para o altruísmo político” PPM afirma que “estes são tempos para o altruísmo político”

Desportistas do meu tempo

O António Carlos Maciel nasceu, no início da década de sessenta, na freguesia de S. Mateus (Madalena do Pico), tendo frequentado a escola primária local onde fez as primeiras aprendizagens escolares e brincadeiras desportivas. Enquanto aluno do ensino secundário começou a entusiasmar-se com as actividades desportivas, tendo praticado andebol, atletismo, basquetebol e, posteriormente, futebol federado no Boavista de S.Mateus e no Futebol Clube da Madalena (1971/1984). Quando assumi a tarefa de implementar um projecto de desenvolvimento desportivo na Região Autónoma dos Açores (1982), entre muitos factores, tinha como prioridade a criação de delegações de desportos nas diferentes  ilhas. Nesse sentido, face à realidade territorial do Pico, optou-se pela constituição de uma equipa de trabalho com 3 sub-delegados (um por cada concelho). Neste processo, foram selecionados o António Maciel (Madalena), o José Ávila (S. Roque) e o Zeca Azevedo (Lajes) que exerceram estas funções até 1989.
Nos anos oitenta nos Açores, ainda havia uma enorme carência de professores de Educação Física com habilitação própria, pelo que as  respectivas vagas eram preenchidas por candidatos(com o 12º ano), sujeitos à obtenção de aproveitamento numa acção de formação específica para o efeito. O António Maciel reunia as condições necessárias e, como tal, exerceu as funções de professor de EF no Externato da Madalena (1984/1996).A partir de 1990 com asalterações introduzidas na estrutura orgânica da DREFD, foi nomeado responsável pelo Serviço de Desporto do Pico, cargo que exerceu até 2021. Para além das funções que desempenhava, motivado pelas suas vivências desportivas e conhecimentos técnico-pedagógicos adquiridosno ensino desportivo, nunca deixou de apoiar no terreno a formação desportiva dos praticantes mais novos. Sabendo que o treino desportivo era uma área em evolução contínua, teve sempre a preocupação de se manter actualizado, pelo que frequentou diversas acções de formação e cursos de treinadores nas modalidades desportivas que envolviam treino e aperfeiçoamento dos atletas picarotos.
Entretanto, como corolário da construção da Pista de Atletismo, o António Carlos deu  início à prática do atletismo no ClubeBoavista de S. Mateus, assim como assegurou o enquadramento técnico- pedagógico  dos jovens desportistas que estavam interessados em competir nas modalidades específicas do atletismo (corridas, saltos e lançamentos). O trabalho realizado nas corridas de meio fundo e fundo no Boavista, obteve resultados de realce através de participações em provas regionais, nacionais e internacionais: Campeão insular colectivo de Estrada Açores-Madeira e vencedor colectivo da 30ª São Silvestre (Funchal-1988), vencedor individual das provas de estrada (10.000 m), em Bliton e Kitchener (Canadá-1989), Campeão regional individual dos 10.000 m, em pista (1990), 31º lugar colectivo na Maratona Internacional de Boston (USA) entre 126 equipas (1991), 2º lugar individual na Meia Maratona da Nazaré (1991), vencedor colectivo da São Silvestre de Ponta Delgada (1991 e 1994), vencedor colectivo da Meia Maratona da ilha Terceira (1993 e 1994), Campeão regional individual dos 5.000 metros, em  pista, Estádio João Paulo II (1995) e vencedor colectivo da Corrida Património da Ilha Terceira (1996).
Na qualidade de selecionador regional de Atletismo participou nos Campeonatos Nacionais (DN Jovem) realizados no Estádio Nacional (1986, 1987 e 1989); no Campeonato Nacional de Juniores efectuado no Estádio da Maia (1988) e no  Campeonato Nacional de Juvenis que decorreu no Estádio Nacional (1989). Na sua área de intervenção como Dirigente Desportivo esteve presente nos IV Jogos do Atlântico (Madeira-1990), Campeonato Nacional de Corridas em Patins (Sines-1990), V Jogos do Atlântico (Açores-1991), VI Jogos do Atlântico (Canárias-1992), Meia Maratona Internacional de Macau (1999), VII Jogos das Ilhas (Açores-2003), XIV Jogos das Ilhas (Açores-2010), 2º Campeonato do Mundo de Atletismo/Sindrome de Down-IAADS (Açores-2012), XIX Jogos das Ilhas (Açores-2015). Foi fundador e director da consagrada “Corrida dos Reis” desde 1991.  Organizou o primeiro Campeonato Nacional de estrada, fora do território continental, de apuramento para a Prova Europeia (2010).
O apoio ao associativismo, não desportivo, foi norma na formação cultural da sociedade em que estava inserido. Nesse sentido, colaborou na criação da Filarmónica Lira de S.Mateus. Dirigente cultural nas comemorações dos 25 anos da “Irmandade do Espírito Santo do Pico” na cidade de New Bedford (USA-2019) e nas comemorações dos 50 anos da “Filarmórnica Lira Bom Jesus” da cidade de Oakville (Canadá-2019). Foi Presidente da Direção da Federação de Bandas Filarmónicas dos Açores (2003/04/05), tendo sido responsável pelo projecto de formação regional e a implementação dos festivais de bandas no Pico. Na promoção e organização de intercâmbios e digressões de âmbito desportivo e cultural nos Açores, Madeira, Continente e pelas comunidades emigrantes. É autor e apresentador de vários trabalhos sobre o “Património Desportivo da Ilha do Pico”. Autor do livro Biografia de António Garcia “Um exemplo a seguir no Desporto”, editado em 2020.
O António Maciel, a partir do momento em que entrou para a equipa de trabalho da DREFD, demonstrou uma enorme qualidade de interlocutor com as escolas, autarquias e associativismo desportivo,com excelentes resultados práticos. A sua capacidade  de inovação, de formar grupos de trabalho na organização de eventos ou de encontrar apoios para as causas que defendia era invulgar. Ao longo dos cerca de 40 anos (1982/2021) em que esteve ligado ao processo de desenvolvimento desportivo da ilha  do Pico e do arquipélago dos Açores,a sua determinação em ultrapassar dificuldades era uma constante.Estava sempre disponível para dar a sua colaboração a quem a solicitava.
Como reconhecimento público pelo mérito do trabalho efectuado pelo António Maciel no Desporto e na Cultura, foi distinguido e homenageado por diferentes entidades oficiais e particulares, onde se registam algumas delas:
- Nomeado Sócio Honorário (2002) e Sócio de Mérito (2007) em Assembleia Geral do Clube Boavista de S. Mateus (Pico);
- Atribuição da Chave de Honra da Vila da Madalena à organização da “Corrida dos Reis” na pessoa do seu fundador e director, António Maciel (2005);
- Nomeado Sócio Honorário em Assembleia Geral da Associação de Futebol da Horta (2005);
- Votos de Congratulação aos 25 anos (2015) à organização da“Corrida dos Reis”, e ao dinâmico director da mesma, pela Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores;
- Agraciado  pelo Coordenador do Plano  Nacional de Ética Desportiva (2017 e 2020);
Da minha parte só me resta agradecer por ter feito parte da nossa equipa de trabalho (DREFD-1982/89) e disfrutar da sua amizade para sempre.

Share

Print

Theme picker