Ribeira Grande vai retomar o “Prémio Literário Gaspar Fructuoso”
Diário dos Açores

Ribeira Grande vai retomar o “Prémio Literário Gaspar Fructuoso”

Previous Article O monstro
Next Article Um Congresso notável, nos 500 anos de Gaspar Frutuoso

Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, anunciou o relançamento do concurso “Prémio Literário Gaspar Fructuoso”, uma iniciativa que homenageia o importante historiador açoriano e que pretende criar e consolidar hábitos de leitura, promover a escrita criativa e valorizar a expressão literária, bem como divulgar autores ribeiragrandenses e a cultura do concelho.
O anúncio foi feito na sessão de encerramento do Congresso “Gaspar Fructuoso: Diferentes Olhares, Novos Debates”, que decorreu no passado sábado, no Salão Nobre da Câmara Municipal da Ribeira Grande, e que contou com a presença do Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, e do Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Arnaldo Espírito Santo, o qual foi palestrante da conferência final.
Na sua intervenção, Alexandre Gaudêncio agradeceu às diversas entidades que organizaram o referido Congresso e que contribuíram, dessa forma, para dignificar as cerimónias dos 500 anos do nascimento do Dr. Gaspar Fructuoso.
“Apesar de não ser natural da Ribeira Grande, Gaspar Fructuoso viveu grande parte da sua vida aqui, como vigário da Igreja Matriz, a partir de 1564. Foi na Ribeira Grande que terá escrito “Saudades da Terra”, uma obra que ainda hoje é muito procurada”, referiu Gaudêncio.
O autarca mencionou, ainda, os vários momentos que ocorreram ao longo do ano e que evocaram os 500 anos do nascimento de Gaspar Fructuoso, tendo destacado a realização da Feira Quinhentista, uma exposição itinerante e um roteiro cultural, na Ribeira Grande, sempre com o intuito de dar a conhecer a sua vida e obra.
“Em 2023, pretendemos relançar o Prémio Literário Gaspar Frutuoso. É uma forma de continuar a perpetuar o seu nome, esperando que tenha uma participação elevada”, disse o presidente da Câmara.

Share

Print

Theme picker